20 de novembro - Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, instituído como feriado nacional pela lei nº 14.759, de 21 de dezembro de 2023, surgiu como ideia desde a década de 1970 na luta dos movimentos sociais contra o racismo, sendo proposto, em 1971, pelo poeta e escritor Oliveira Ferreira Silveira junto ao Grupo Palmares, em Porto Alegre. Em 1978 o Movimento Negro Unificado - MNU defendeu a data como celebração nacional. A homenagem reporta a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, enquanto símbolo de resistência contra a escravidão e o racismo. Atualmente, a homenagem alcança Tandara e tantas outras pessoas negras que lutaram e lutam contra o racismo.

As pessoas Sociólogas do Brasil atuam contra o racismo produzindo conhecimentos teóricos e metodológicos consolidando conceitos sobre a realidade social que norteiam e qualificam, tecnicamente, intervenções sociais, políticas públicas e o sistema de justiça. 

Os estudos e pesquisas sobre a desnaturalização do racismo, a raça como construto social, a análise das estruturas sociais racistas, a identidade e o pertencimento, a diferenciação, a discriminação, os marcadores sociais da diferença, o racismo como sistema estrutural e institucional; como tantos outros. Consolidando evidências que norteiam a atuação do estado por meio de  políticas públicas, fundamentos de normas-legais, julgados e dos movimentos sociais promovendo uma sociedade menos desigual, com mais equidade, justiça social e igualdade. 

Federação Nacional dos Sociólogos do Brasil - FNS-B.

Encontrei Minhas Origens

Encontrei minhas origens
em velhos arquivos
livros
encontrei
em malditos objetos
troncos e grilhetas
encontrei minhas origens
no leste
no mar em imundos tumbeiros
encontrei
em doces palavras
cantos
em furiosos tambores
ritos
encontrei minhas origens
na cor de minha pele
nos lanhos de minha alma
em mim
em minha gente escura
em meus heróis altivos
encontrei
encontrei-as enfim
me encontrei

Oliveira Silveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Contribua para o Código de Ética dos/as Sociólogos/as